Um Pequeno Grande País

Em pouco mais de 90 mil km quadrados, eis um dos países mais amenos da Europa, com cerca de 3 mil horas de sol por ano!

Por aqui passaram Iberos, Celtas, Romanos, Suevos, Visigodos e Mouros. Aqui surgiram alguns dos homens providenciais da história universal. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, lutou durante o século XII por um estado independente e conseguiu-o. Outros lhe sucederam, dando novas fronteiras e um código genético que o escritor Luís Vaz de Camões baptizou de “alma lusa”. Com a epopeia dos navegadores portugueses, nos séculos XV e XVI, Portugal descobriu e deu a conhecer novos mundos, de África à Ásia, passando pela América.

Portugal foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte e a acabar com a escravatura; foi um dos primeiros a abraçar os ideais liberais que chegavam de França; assumiu o republicanismo quando a maior parte da Europa olhava essa ideologia de soslaio e tem uma das sociedades mais multiculturais do mundo.

Este é o país que viu nascer homens como Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, José Saramago, Pedro Nunes, Aristides de Sousa Mendes, Vasco da Gama, Amália Rodrigues, Vieira da Silva, Álvaro Siza Vieira, Eça de Queirós, Fernão de Magalhães, Pedro Hispano entre tantos outros.

 

PT | ENG