Chegou o dia que todos esperavam! Um ano inteiro de diferentes atividades na vinha culmina com este tão aguardado momento, em que literalmente
se colhem os frutos desse trabalho árduo: A VINDIMA!
A Azáfama começa de manhã. Aos donos da da casa juntam-se os tios, os irmãos, os vizinhos, os amigos em geral. Estão reunidos as tropas, todos sabem que vai ser um dia em grande, e isso transborda dos sorrisos no rosto de cada um.
Iniciam-se os trabalhos na vinha soba orientação do mais antigo membro da quinta. Ás 10 e pouco da manhã, ainda mal houve tempo de aquecer as tesouras e já há uma mesa posta com a “bucha”, onde acompanha sempre um branquinho fresquinho. Se não fosse o relógio a confirmar, diria que o almoço nem esperou pela sua vez, porque aqui, o tempo passa tão rápido que o trabalho parece ser apenas um intervalo das refeições, e não o contrário.
Os participantes vão-se desdobrando entre a colheita, o transporte e o esmagar das uvas. Provar e analisar no momento o sumo de uva permite-nos confirmar se a matéria-prima vai permitir mais um excelente néctar daí a alguns meses.
Após o almoço, pouco falta para concluir a colheita. Neste dia que não tem horas para acabar, as uvas e a vinha são na verdade apenas um (bom) pretexto para quilo que realmente motiva a vinda de todos: o convívio, a partilha, as risadas, a música popular, e as visitas “regadas” à adegas vizinhas…
E tu vais ficar desse lado a ouvir histórias? Ou vens criá-las connosco?
Casa Velha
Ementa varia e consta de uma sopa, um prato de peixe ou carne, fruta e café. Água e vinhos incluídos.
© 2023 Casa Velha Todos os direitos reservados. Licença RNET Nº – 4653
Desenvolvido por Rute Mira – Digital